segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias.
   "Educando para a vida."

A escola , como centro referencial de educação,acredita que o aluno aprende com maior facilidade quando a busca em diferentes fontes a informação que direciona para o conhecimento significativo.Assim,aliando teoria e prática,surgem novos caminhos para assimilação dos conceitos básicos e necessários á vida cidadã.

 Travessa Armando Torres,40
 Torres-RS cep: 9560-00
  Fone: 36641-621

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aluno Ricardo

Ricardo tem 7 anos,estuda no 2º ano do ensino fundamental na escola do Marcilio Dias de Torres, onde eu leciono. O aluno Ricardo é portador de paralisia cerebral,hemiplegia espastica,com predomínio no membro inferior direito.  A causa disso no Ricardo foi a  mal formação cerebral, acidente vascular ocorrido ainda na vida intra-uterina e traumatismos crânio-encefálico. O Ricardo com este tipo de envolvimento apresenta bom prognóstico motor esta adquirindo marcha independente. Ele apresenta também um tipo de distúrbio sensorial que impede e dificulta o reconhecimento de formas e texturas com a mão do lado da hemiplegia.
Aqui tem algumas fotos de Ricardo:





terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aluno João Gabriel


Pequeno capoeirista de Torres é exemplo de superação

Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel João Machado
São Braz - Torres - Fone :(051)3626-6021

Menino de 11 anos se esforça para vencer dificuldades impostas por doença
As palmas batem enquanto o pandeiro e o berimbau tocam. João Gabriel Schultz crava as mãos ao chão e com um misto de força e concentração joga as pernas para o ar. O menino de 11 anos surpreende a roda de capoeira com mais um movimento próximo da perfeição. Ele volta a "ficar de pé", engatinha para as bordas da roda e observa os colegas naquela que é uma das aulas em que mais gosta.
Uma bicicleta adaptada ajuda o garoto com problemas nas pernas Foto:Amilton Teixeira A cena descrita poderia ser costumeira entre as tantas escolas de Torres em que é possível praticar capoeira como atividade complementar. Para João Gabriel, fazer parte desta rotina faz com que a palavra "costumeira" ganhe outro significado. Ele sofre de uma doença chamada artrogripose. Nasceu assim. O atrofiamento dos membros inferiores se deu quando o cordão umbilical enrolou-se em seus calcanhares e impediu o desenvolvimento das pernas durante a gestação.
João Gabriel usa as mãos para se locomover. Engatinha com desenvoltura pelos corredores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel João Machado, São Braz ,Torres . Isso quando não está ziguezagueando pelos colegas dirigindo seu triciclo - adaptado para os pedais serem usados com as mãos. Normalmente, chama atenção dos pais dos colegas e acaba ganhando a simpatia dos adultos.
“Eu vi aquele menininho abaixado. Depois descobri que ele não conseguia andar. Ele é cativante, um exemplo de vida. Me emociono de ver a perseverança dele” 
Assista o vídeo, onde João Gabriel está praticando a capoeira (esporte que ele mais gosta)